Isoladores de Vidro

IMG_00361

Isoladores de Disco de Vidro Temperado Grantel Equipamentos

A Grantel Equipamentos amplia sua participação no mercado de equipamentos e serviços aplicados a sistemas de energia elétrica trazendo ao mercado Sul-Americano os isoladores de suspensão de vidro temperado da Global Group.
Com a aprovação obtida em todos os ensaios de tipo executados no CEPEL e no LACTEC, conforme as normas NBR 5032 e IEC 60383, uma nova opção de qualidade assegurada para isoladores de suspensão de vidro temperado está disponível no mercado.

Ensaios executados

cepelRadiointerferência, tensão suportável de impulso atmosférico a seco, perfuração sob impulso e tensão suportável em frequência industrial sob chuva.

 

lactecVerificação dimensional, ruptura mecânica, desempenho termomecânico, resistência mecânica residual, choque térmico, impacto e verificação do sistema de travamento.

Catálogo Técnico de Isoladores de Disco de Vidro

Nossos produtos foram ensaiados nos laboratórios mais bem conceituados do Brasil e da América Latina, conforme a Norma ABNT NBR 5032, e atenderam todas as especificações solicitadas pela Norma.
Somente após a comprovação da qualidade dos Isoladores de Vidro pelos laboratórios e ensaios, estes foram apresentados ao mercado.

Visualizar Catalogo Isoladores de Vidro

Uma parceria de sucesso

Um produto de qualidade fabricado por uma companhia de renome com os melhores recursos tecnológicos disponíveis no mercado. Comercializado no mercado Sul- Americano pela Grantel, reconhecida pela sua capacidade técnica e seriedade: A Global Group – Chengdu Global Special Glass Manufacturing Co. é a subsidiária responsável pela fabricação de isoladores de suspensão de vidro temperado do Grupo Wuliangye, corporação que atua nos mercados de bebidas, embalagens, vidros e cristais de engenharia com 500 milhões de dólares em ativos fixos e mais de 6 mil colaboradores.

“Companhia de renome com os melhores recursos tecnológicos disponíveis no mercado.”

Com sua mais moderna fábrica em Chengdu, resultado de investimentos da ordem de 150 milhões de dólares, a Global é capaz de produzir até 6 milhões de isoladores de qualidade internacional por ano, que foram analisados e devidamente adequados à realidade Sul- Americana pela contribuição do corpo técnico da Grantel Equipamentos. Dentre os ativos mais importantes que são utilizados pela Global para a produção de isoladores de vidro, destacamos:

Forno a gás natural ou diesel Sorg – Alemanha;
Sistema de combustão Eclipse Inc. – Estados Unidos;
Sistemas de dosagem e pesagem Metler- Toledo – Suíça;
Sistema de Conformação e Tratamento Térmico Waltec – Alemanha;
Maquinário de Vidraria – Salvattore – Itália;
Sistema de eliminação de cristais de NiS – desenvolvido pela própria Global Group.

Com estes maquinários de última geração, os isoladores produzidos conseguem ter taxa de quebra espontânea inferior a 1/10.000.

Sistema Auditado

Na linha de montagem, a Global utiliza Cimento Aluminoso criteriosamente preparado e um sistema automático de controle de temperatura da água de cura. A equipe técnica da Grantel visitou os fornecedores das partes metálicas do isolador, atestando a boa qualidade dos mesmos. A Global Group possui Certificado de Sistema de Gestão de Qualidade ISO 9000, concedido pela CNAS-China. Assim como seu sistema produtivo e fornecedores, o Sistema de Gestão da Qualidade da Global foi auditado pelo corpo técnico da Grantel, que pôde verificar a aderência dos procedimentos descritos em seu manual de qualidade com os registros produzidos, atestando a conformidade do mesmo com as atividades reais produzidas durante o processo de produção e controle de qualidade dos isoladores de vidro. Dentre os equipamentos de controle de qualidade mais relevantes, podemos destacar:

Difratômetro de Raios-X;

Espectrômetro Fluorescente de Raios-X;

Espectrômetro de Plasma.

Estes equipamentos, junto com vários outros existentes nos laboratórios da Global, têm a capacidade de analisar os compostos e controlar efetivamente a massa de vários elementos além de detectar elementos raros no vidro. Após a aprovação da fábrica, dos fornecedores, do sistema de qualidade e dos protótipos dos Isoladores de 120, 160 e 240kN nos ensaios de tipo do CEPEL e LACTEC, a Grantel promoveu mais um teste: Fornecimento real de 20 mil isoladores 120kN com luva de zinco, adquiridos para estoque da Grantel, com o objetivo de atender as urgências de nossos clientes.

Os isoladores foram produzidos e, após o aviso de lote pronto e embalado, um engenheiro da Grantel inspecionou o lote acompanhando a execução de todos os ensaios de recebimento e executando mais dois ensaios de tipo: tensão suportável de impulso atmosférico – método estatístico up-down e perfuração sob impulso com frente de onda maior que 2500 kV por microssegundo.

Desta forma, pudemos verificar as condições do laboratório elétrico e mecânico da Global e também avaliar o fornecimento no quesito Qualidade. Todo o lote foi aprovado sem a necessidade de reamostragem. Todas as primeiras amostras passaram nos ensaios executados. A Grantel procedeu desta forma para homologar a Global e garantir a seus clientes que os produtos por ela fornecidos sempre serão de excelente qualidade, dentro dos padrões estabelecidos pelas normas.

Compromisso de qualidade

E para manter o nível de qualidade, é nosso compromisso que em todos os demais fornecimentos a Grantel sempre irá acompanhar os ensaios de recebimento na Global e, eventualmente, solicitar ensaios adicionais conforme exigências de nossos clientes. Alguns resultados expressivos foram obtidos nos ensaios de tipo em comparação aos valores mínimos exigidos na NBR 7109. Tais resultados atestam a qualidade do isolador Grantel-Global:

Ensaio de Impulso Atmosférico – Determinação do U50 – Método Up-Down
Cadeia Reduzida Normalizada de 5 Isoladores sem Luva de Zinco (1 CRN)
Obtido no Ensaio de Tipo – CEPEL Mínimo Definido pela Norma NBR 7109
120kN, Passo 146mm 458kV 120kN, Passo 146mm 410kV
160kN, Passo 170mm 533kV 160kN, Passo 170mm 440kV
240kN, Passo 170mm 500kV 240kN, Passo 170mm 440kV

 

Ensaio de Tensão Suportável à Frequência Industrial Sob Chuva
Cadeia Reduzida Normalizada de 5 Isoladores sem Luva de Zinco (1 CRN)
Obtido no Ensaio de Tipo – CEPEL Mínimo Definido pela Norma NBR 7109
120kN, Passo 146mm 211kV 120kN, Passo 146mm 155kV
160kN, Passo 170mm 241kV 160kN, Passo 170mm 185kV
240kN, Passo 170mm 236kV 240kN, Passo 170mm 185kV

Como se observa da comparação direta dos resultados obtidos, os isoladores Grantel-Global são muito superiores ao mínimo exigido pela norma NBR, superando as expectativas com folga considerável. Cópias dos relatórios de ensaios de tipo no CEPEL e no LACTEC poderão ser fornecidas gentilmente aos clientes que quiserem se aprofundar mais nos detalhes da qualidade de nossos produtos.